Qual a origem dos sonhos? 4 Dicas para começar a entender os Sonhos
- Sonhos, Arte e Reflexões

- 6 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Muitos procuram respostas para a origem dos sonhos. Existem estudos reveladores sobre o que acontece durante o sono:
De início, os estudos revelam que ao adormecer nossa frequência cardíaca diminui consideravelmente, e a respiração adquire um ritmo cadenciado e tranquilo. Ao chegar no sono mais profundo a atividade cerebral também diminui. A seguir, outra fase tem início e acontece algo bem interessante: a atividade cerebral volta a um nível parecido com o da vigília e o mesmo acontece com a frequência cardíaca e respiração, mas agora as pálpebras passam a se mover e fazem um movimento rápido de pêndulo. Embora estejamos dormindo, estamos, digamos, 'conscientes' de tudo o que acontece no mundo onírico - é como se todos os sentidos estivem em perfeito funcionamento: Estamos no mundo dos sonhos.
Nosso corpo, apesar de estático, reage como se estivéssemos vivenciando a mais absoluta realidade, só que no sonho!
O estudo do sono, explica o que acontece a nível corporal, no entanto, não explica por que isso acontece e qual a origem dessas vivências noturnas que mais parecem extraídas de um conto de fadas fantástico. Tudo no sonho parece se desenvolver através de metáforas e símbolos e o que podemos saber a respeito é algo totalmente voltado a nossa própria experiência onírica. Não há fórmulas para interpretação dos sonhos, o que podemos fazer é dar atenção aos nossos próprios sonhos e observar esse lado mágico, surreal e fantástico se desdobrando a cada noite. Algumas dicas podem nos ajudar a dar os primeiros passos na trilha do caminho fantástico dos sonhos. O mais importante é que os sonhos falam unicamente de Você e vale a pena que estes momentos não se percam, pois fazem parte de sua história. Se estiver disposto, se prepare! É um caminho divertido, empolgante, desconhecido e cheio de revelações sobre si mesmo.
1. Dê atenção aos Sonhos
Muitos dizem que não se lembram dos sonhos e isto acontece porque é muito comum ao acordarmos que a maioria dos sonhos se 'desvaneçam', como um castelo de areia dissolvido pelas ondas do mar. Podemos driblar esse processo natural simplesmente dando atenção ao sonho assim que acordarmos. Tente se lembrar antes mesmo de se levantar da cama e repasse o sonho duas ou três vezes, para tentar retê-lo na memória. O simples fato de dar atenção aos sonhos parece acionar um mecanismo que fixa mais facilmente o sonho em nossa memória de longo alcance. Sem expectativas deixe fluir...
2. Anote teu Sonho
A música que surgiu em um sonho
Paul McCartney, em seu livro ‘The Lyrics’, relata que sonhou com a melodia completa da música que mais tarde seria conhecida como ‘Yesterday’ . Ao acordar anotou imediatamente a música. Nem mesmo ele acreditava que isso era possível. A música foi lançada no álbum ‘Help’ dos Beatles. Nascia naquele sonho uma das músicas mais regravadas da história, com mais de 1600 versões registradas e milhões de execuções, segundo o Guinness World Records.
Ao se lembrar de um sonho anote-o e se possível, crie um diário dos sonhos. Seria muito útil ter disponível ao lado da cama papel e caneta. Mesmo que ao acordar nos lembremos dos sonhos e tentemos fixá-lo na memória, ainda assim, a tendência é de que com o passar das horas os detalhes se tornarem cada vez mais nebulosos, então é importante que as anotações sejam feitas o mais breve possível.
3. Reorganize seu diário dos sonhos
De tempos em tempos reorganize seu diário. É como dar uma olhada em velhas fotografias: ali estão seus estados emocionais mais autênticos. Refaça possíveis comentários, acrescente as mudanças que achar necessário. Reveja seus pontos de vista e interpretações. Poderá fazer um novo relato à vista de novos acontecimentos ocorridos em sua vida ou ainda de um novo sonho que seja complementar ao antigo sonho. Perceberá que os sonhos são dinâmicos e que a cada novo olhar ocorrem mudanças: não nos sonhos, mas em VOCÊ. Existem informações sobre nós mesmos que só os sonhos podem mostrar - são Selfs que contam histórias de nosso EU interior. Aproveite essa jornada de autoconhecimento.
4. Significado dos Sonhos
Não existe ninguém que possa interpretar ou dar significado a teus sonhos a não ser você mesmo. Todos sonhamos. Nos aventurar a examinar estes sonhos depende de cada um de nós. Ao anotar e guardar os sonhos poderá com o tempo ter gratas surpresas, sendo presenteado com informações sobre você mesmo de uma forma pura e autêntica e sem interferências do EGO - papéis sociais que assumimos tais como filha, mãe, esposa, professora, terapeuta etc. Sonhos são mensagens da ALMA - aquela nossa essência verdadeira, independente dos papéis. Dar atenção aos sonhos pode ser uma aventura extraordinária!
Saiba mais no E-book:





Comentários