Arquétipo do Sábio
- Sonhos, Arte e Reflexões

- 5 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2022

O arquétipo do Sábio move a energia da sabedoria, do evoluir, do aprender, da clareza de pensamento, da inteligência, da reflexão e do silêncio. O sábio possui um desejo irresistível de investigação e um mantra que acompanha sua busca: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"¹
Há milhares de anos as pessoas movidas pelo arquétipo do Sábio beneficiam a humanidade com seus conselhos, sabedoria e lições de vida. Pessoas tais como Budha, que abdicou de seu trono com o objetivo único de descobrir as causas do sofrimento humano e de como superá-las; transformando-se assim em um Mestre espiritual que ainda hoje impacta a vida de pessoas por todo o planeta.
Além de Budha, a sociedade moderna ainda recebe forte influência da sabedoria de grandes pensadores clássicos, tais como Platão, Sócrates, Pitágoras, Kant, Confúcio, Santo Agostinho, Nietzsche, Lao Tse e muitos outros.
Os Sábios modernos
Pessoas de todas as épocas possuem fome de sabedoria e não é diferente nos tempos modernos. Encontramos a energia deste arquétipo em um pesquisador, professor, filósofo, mentor, erudito, conselheiro, arqueólogo, astrônomo, ocultista, antiquário, historiador, bibliotecário, um sacerdote, um padre, um pastor, um guia espiritual, e em toda profissão que busca conhecimento e entendimento do mundo e de seu contexto. São pessoas que valorizam o conhecimento, a descoberta da informação de máxima qualidade. O Sábio não vai parar até se tornar um perito em sua área de interesse e, como nos filmes de Sherlock Holmes, irá seguir as pistas até desvendar o mistério de um assunto. É magnética sua vontade de pesquisar, aprender e compartilhar.
Os regidos pelo arquétipo do Sábio buscam esta sabedoria em escolas e universidades de alto conceito, bibliotecas, em especialistas, mestres, professores, revistas, gurus, tele noticiários, internet, aplicativos, canais de tv como o Discovery, entre uma infinidade de outras fontes.
Marketing para os Sábios
O marketing dirigido aos regidos por este arquétipo destina-se a satisfazer esta busca por conhecimento, informações e inovações. O quesito ‘qualidade’ é a palavra-chave, pois o perfil deste consumidor irá levá-lo a pesquisar tudo sobre a marca que pretende consumir, desejando ter certeza de que está adquirindo o melhor produto. Gostam de autonomia e de serem encorajados a pensar cada vez mais. Desejam conhecer os avanços científicos ou esotéricos. O produto é a conexão para seus anseios de tornarem-se peritos, mentores ou conselheiros. Qualquer marca que ajude o sábio fornecendo ferramentas para seu aprimoramento encaixa-se na energia deste arquétipo, de coisas simples, tais como dicas online de economia doméstica, até marcas de computadores e celulares. Quando este consumidor encontra um produto de qualidade costuma dar sua fidelidade à marca.
O arquétipo do Sábio satisfaz nossa fome de espiritualidade
Faz parte do inconsciente coletivo da humanidade a busca por temas espirituais e metafísicos. Pessoas em todas as épocas sempre buscaram mestres, conselheiros, guias, orientadores, oráculos e Gurus em seu caminho para a espiritualidade. O grande objetivo da espiritualidade é a paz, e os Sábios do marketing espiritualista incorporam a ideia do Guru: Um guia para o autoconhecimento, realização e paz.
Podemos ver o arquétipo do Sábio se movimentando nos tempos modernos em personagens que fazem parte do marketing espiritualista moderno; e é claro, não podemos nos esquecer dos professores de yoga e meditação, nem dos canais das plataformas online de vídeos com dicas, conselhos e orientações para públicos de infinitas demandas.
Paz e Luz na tua vida.
1. João 8:32




Comentários