top of page

Arquétipo do Prestativo: O Cuidador

  • Foto do escritor: Sonhos, Arte e Reflexões
    Sonhos, Arte e Reflexões
  • 2 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2022



Também conhecido como o cuidador, o altruísta, o amigo para todas as horas, apoiador, pai, mãe, assistente, filantropo, voluntário. Talvez o exemplo mais conhecido que temos da atuação do arquétipo do Prestativo nos tempos modernos seja de Madre Teresa de Calcutá, fundadora da congregação Missionárias da Caridade. Sua dedicação às causas sociais e seu lema de servir aos abaixo da linha de pobreza, lhe rendeu o Nobel da paz no ano de 1979. As pessoas regidas por este arquétipo possuem esta mesma atitude instintiva de cuidar de tudo que é frágil e indefeso, com ações de doação, generosidade, compaixão, cuidado, acalento, nutrição, atenção, proteção, além da prestação de serviços. O arquétipo do prestativo pode ser visto em mães, pais, ajudantes, governantes, voluntários, assistentes, cuidadores, médicos, enfermeiros, apoiadores e outras figuras do mesmo gênero.


Motivações do Prestativo


· Ajudar aos menos afortunados;

· Demonstrar zelo e atenção para com as pessoas com as quais se relacionam, protegendo-os de todo o mal;

· Cuidado consigo mesmo;

· Preocupação com um mundo melhor para se viver, temendo o impacto que instabilidades venham a causar sobre os mais pobres ou indefesos.


Desejoso de ser protetor e generoso para com sua família, comunidade, humanidade, animais e planeta, o Prestativo de forma altruísta, não só deseja um mundo melhor, ele faz isto acontecer.


Marketing ao Prestativo


As intenções do Prestativo requerem serviços e cuidados para com as pessoas e espaço físico ao seu redor, criando assim, um ambiente agradável aos seus. Fazem parte de sua rotina serviços tais como jardinagem, cozinhar, cuidar dos idosos, cuidar da saúde, seguros, educação, lavar roupas, serviços de motorista, voluntariado, contribuir para causas ambientais, entre outras coisas. Seu foco é promover o bem-estar rotineiro de quem está sob seus cuidados ou sob sua área de convivência.

O produto direcionado às pessoas regidas por este arquétipo é um acessório para a vivência das experiências do cuidar do outro e de si mesmo, é o link que possibilita ao cliente vivenciar seus desejos mais profundos de ajudar ao próximo. O marketing eficiente ajuda os Prestativos a fazerem aquilo de que mais gostam: Cuidar.

As marcas ligadas a este arquétipo geralmente são as de prestação de serviços, atenção, zelo e cuidados corporais, educação, seguros, saúde, hotéis, planejamento financeiro, entre vários outros.


O arquétipo do Prestativo em ação


O arquétipo do Prestativo possui um lado sombra, que vemos com frequência em nosso dia a dia. É uma questão bem complexa e acontece quando o arquétipo do prestativo assume o controle e a pessoa no afã de cuidar, esquece de si mesma, de suas necessidades mais íntimas, doando tudo que possui em matéria de emoções e bem-estar para os outros. É uma teia tão intrincada que muitas vezes, ela só percebe quando é tarde demais.

É necessária uma constante atenção na dosagem do arquétipo para uma vida fluida e equilibrada. Todo o cuidado é pouco. O zelo dedicado ao próximo deve, inicialmente, ser dedicado a si mesmo. Quando isto acontece tudo fica bem!


O Prestativo gira o mundo


A verdade é que todos nós precisamos dos cuidados amorosos do Prestativo. Os pais cuidam dos filhos, cuidamos dos amigos, dos parentes, dos necessitados, do meio ambiente, de animais de estimação, do mundo, do planeta... É isto que gera a sensação de felicidade dando leveza a vida. Nosso bem-estar depende desse zelo contínuo e incansável. Precisamos de pessoas boas que gostem de fazer coisas boas, que se interessem em ajudar e contribuir, e que, acima de tudo, se sintam felizes em fazer exatamente isto.

Entendendo estas dinâmicas, o que poderia nos parecer atitudes caóticas e inexplicáveis vão tomando sentido. Observe a movimentação deste arquétipo em seu dia a dia e se surpreenda com o jogo arquetípico da vida!

Paz e luz na tua vida.












Comentários


Post: Blog2 Post
bottom of page