Arquétipo do Governante
- Sonhos, Arte e Reflexões

- 1 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2022

Qualquer pessoa que tenha um estilo dominador e desejo de assumir e exercer papeis de liderança, se encaixa dentro desta energia do arquétipo do governante: um político, líderes comunitários, banqueiros, líderes empresariais, um diretor-executivo, o presidente de um país, treinador de um time de futebol, uma dona de casa, um chefe de repartição, juiz, o diretor de uma escola, uma mãe, dono de um negócio, entre vários outros.
A motivação deste arquétipo é tornar-se bem-sucedido e poderoso, garantindo a segurança e proteção de sua família, comunidade, trabalho, negócio ou de tudo aquilo que estiver em seu raio de influência. É o líder, e seu desejo é estar no controle, implementando ações que lhe assegurem um senso de maestria pessoal e prestígio. É típico do Governante aparecer como pessoa responsável e que sabe jogar o jogo das responsabilidades importantes. Assim como o arquétipo do Inocente acredita que outras pessoas o protegerão, o do Governante acredita ser esta pessoa protetora, e para isso deseja assumir e manter o controle, imaginando o caos, caso isso não ocorra.
Principais motivações do Arquétipo do Governante:
1. Poder é a única coisa que importa,
2. Criar um reino, uma família, comunidade, grupo, local de trabalho ou organização próspera,
3. Exercer a liderança.
Vejamos a movimentação deste arquétipo na prática:
O consumidor como Governante
Não é incomum o arquétipo do Governante aparecer em conjunto com o arquétipo do Prestativo (ajudar as pessoas). Podemos ver esta relação entre os dois arquétipos no Marketing:
Compare o cenário de um cliente sentado em frente ao gerente de um banco tentando negociar um empréstimo, com o novo cenário de poder utilizar um aplicativo de celular para escolher entre várias opções de financiamento.
Percebemos que o jogo virou, agora o cliente é o Governante, ele dita as regras de como deseja ser tratado, ele é o chefe. O consumidor sabe disso: É o Arquétipo do Governante em ação dando o poder ao consumidor!
Esta percepção de que o poder emana de fora - das pessoas de seu raio de influência - expõe o maior temor dos indivíduos influenciados pela energia deste arquétipo: deixar de ser importante ou ser destituído.
Pensemos agora nas TVs por assinatura: Podemos pagar uma mensalidade e assistir o que quisermos: filmes, seriados, novelas, desenhos e documentários a qualquer hora; na tela que quisermos, inclusive no celular; sem propagandas e sem cortes! Com isso a TV por assinatura colocou o cliente no papel de Governante e por este motivo se tornou um sucesso.
O marketing moderno enxerga o Governante no consumidor, estuda suas necessidades e dores, fornecendo os melhores produtos com o objetivo de que seus clientes sintam- se livres e empoderados. Essa dinâmica pode acontecer em qualquer relação em que o Governante descobre que sua missão é servir, seja como presidente, pai, mãe, juiz, empresário etc.
O lado sombra do Poder
O lado sombra do arquétipo do Governante pode gerar ditadores autoritários. Todo cuidado é pouco, todo abuso e desequilíbrio em qualquer situação é perigoso, tanto para si, quanto para os que estão a sua volta.
Consegue ver este arquétipo atuando na sociedade, no mundo, nas famílias e nas relações sociais? Consegue reconhecer os arquétipos na música, nos anúncios e nas marcas que consome? Quanto mais você fizer este reconhecimento, mais verá que os arquétipos é o que dá significado a vidas das pessoas.
Paz e Luz na tua vida.




Comentários