top of page

Arquétipo do Criador

  • Foto do escritor: Sonhos, Arte e Reflexões
    Sonhos, Arte e Reflexões
  • 13 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2022


ree

As pessoas regidas pelo arquétipo do criador são artistas autênticos e seu objetivo é a autoexpressão. Talentosas, criativas e empreendedoras encontramos estas pessoas em qualquer lugar onde a criatividade possa fluir livremente gerando novos produtos, novos métodos, novas combinações, aperfeiçoamentos, integração, reconstrução ou novas abordagens do que quer que seja. No campo profissional estes indivíduos são escritores, músicos, cineastas, poetas, artistas de todas as áreas, arquitetos, pesquisadores, designs, empreendedores, publicitários, desenhistas, inventores de todas as áreas, cozinheiros, ou qualquer profissão que ofereça espaço para o uso sem quaisquer limites da criatividade. O criativo dificilmente permanecerá em uma profissão que não lhe ofereça oportunidade para criação autêntica e pessoal, pois possuem um desejo irresistível de criar uma verdadeira ‘obra de arte’. Assim como Beethoven, que nos deixou um legado de músicas tocadas e admiradas até os dias hoje, imortalizando o compositor, assim os regidos pelo arquétipo do Criador desejam criar ‘a receita perfeita’ que os tornarão imortais através de sua criação. São pessoas a frente de seu tempo, desejam expressar a si mesmas e deixar sua marca no mundo. Alguns chamam estas pessoas de loucas, e a maioria de nós os chamam de gênios! Para que a magia aconteça elas precisam de total liberdade para deixarem fluir o que está em suas mentes e corações.


O Marketing para o Criador


Quer sejamos artistas ou não, somos criadores de nosso mundo: nossa casa, nosso jardim, nosso entorno, nossas roupas, nossa maquiagem, nosso ambiente de trabalho, nosso estilo de vida, entre outras coisas, são obras primas assinadas por cada um de nós. Como criar o corpo perfeito, a roupa perfeita, a decoração perfeita, o almoço familiar perfeito, a combinação de cores perfeitas? Nesta busca por embelezamento de tudo ao nosso redor é necessário recorrermos ao criador dentro de nós. É claro que existem os especialistas na área, mas na maioria das vezes, somos nós mesmos que executamos estas demandas, no famoso estilo ‘faça você mesmo’. O foco do marketing para os criativos está em prover as ferramentas e tudo o mais que for necessário para execução de qualquer tipo de projeto criativo.

Não podemos nos esquecer de que o marketing em si mesmo envolve o processo criativo em sua essência. Quando projeto, manufatura e marketing de um produto conseguem assumir seu papel de Criador, usando a criatividade em seu potencial máximo, deixando bastante claro seus valores e crenças, compreendendo a forma como estes valores estão ligados ao produto, ciente de que o consumidor regido por este arquétipo busca qualidade, beleza e funcionalidade em todos os níveis: de materiais de consumo a tutores especializados, o sucesso acontece. O arquétipo do criador é responsável pelo progresso, inovação e modernização em todas as áreas das atividades humanas e o marketing não deve esquecer de sua importante contribuição em todo o processo. A tarefa do marketing criativo também é mudar o mundo.


O lado sombra do arquétipo


O lado sombra deste arquétipo é quando o artista se torna narcisista ou egocêntrico: parece até que isso é uma consequência ‘natural’, haja vista que para expressar-se da melhor maneira possível, muitas vezes, é necessário desvincular-se de qualquer preocupação em aprovação e integração com um grupo, mesmo que este grupo seja seu grupo de trabalho. Junte-se a isso uma busca alucinada pela perfeição. São armadilhas que exigem vigilância, cuidado e atenção para os regidos por este poderoso arquétipo.

Paz e luz na tua vida.







Comentários


Post: Blog2 Post
bottom of page